quarta-feira, 21 de março de 2012

Termina com L ou U ?

As vezes ficamos na dúvida se as palavras terminam com L ou  U.
Veja só que dica legal!

As palavras que terminam com L tem o som mais aberto e as que terminam com U um som mais fechado.
Isso vale para as palavras que terminam com EL/EU ou OL/OU.

       OL e EL - o som é aberto                   OU e EU - o som é  fechado
               
Exemplos
OL (aberto) - espanhol, cachecol, lençol, anzol, sol, girassol, rouxinol, futebol, espanhol
(exceção da palavra gol)

OU (fechado) - engessou, lançou, sou, vazou, colocou, acabou, apanhou

__________________________________________________
EL (aberto) - pastel, anel, mel, fiel, carrossel, carretel, gel

EU (fechado) - pneu, perdeu, seu, escreveu, aprendeu, meu, regeu, rompeu
(exceção: céu, véu, chapéu - o acento deixa aberto)

Mas atenção nas palavras que terminam com AL e AU. Neste caso o som NÃO muda então, temos que guardar na memória. Mas não é tão difícil porque são poucas as palavras que terminam com AU:
cacau, pau, mingau, mau, luau, grau, degrau, bacalhau.

Se você tiver outra dica, traga para colocarmos no nosso Blog.

Bjs

19 comentários:

  1. que pohha é essaque nao esplica caralho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não sabe o que é som aberto e fechado, não vai entender mesmo. Vai estudar.

      Excluir
  2. filha da puta caralho pau no cú

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm entendi, obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  4. eu entendi as palavras terminadas com l são abertas e as com u são fechadas mas temos que ter atenção nas palavras que terminam com au e al.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Vc tem referencia bibliográfica pra essa justificativa...?
    Estou fazendo trabalho e me ajudaria.
    Grato.
    Danilo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal tô usando pra usa na prova é muito bom quem gostou comentários aí pfv passem no meu canal Vinícios game desse jeito o primeiro tomate que goste e tchau e vlw

    ResponderExcluir